Textos e Leitura







TUDO QUE VICIA COMEÇA COM “C”


Por alguma razão que ainda desconheço, minha mente foi tomada por uma ideia um tanto sinistra: vícios.

Refleti sobre todos os vícios que corrompem a humanidade. Pensei, pensei e, de repente, um insight: tudo que vicia começa com a letra C!

De drogas leves a pesadas, bebidas, comidas ou diversões, percebi que todo vício curiosamente iniciava com cê.

Inicialmente, lembrei do cigarro que causa mais dependência que muita droga pesada. Cigarro vicia e começa com a letra c. Depois, lembrei das drogas pesadas: cocaína, crack e maconha. Vale lembrar que maconha é apenas o apelido da cannabis sativa que também começa com cê.

Entre as bebidas super populares há a cachaça, a cerveja e o café. Os gaúchos até abrem mão do vício matinal do café mas não deixam de tomar seu chimarrão que também ? adivinha ? começa com a letra c.

Refletindo sobre este padrão, cheguei à resposta da questão que por anos atormentou minha vida: por que a Coca-Cola vicia e a Pepsi não? Tendo fórmulas e sabores praticamente idênticos, deveria haver alguma explicação para este fenômeno. Naquele dia, meu insight finalmente revelara a resposta. É que a Coca tem dois cês no nome enquanto a Pepsi não tem nenhum.

Impressionante, hein?

E o  computador e o  chocolate?   Estes dispensam comentários.  Os vícios alimentares conhecemos aos montes, principalmente daqueles alimentos carregados com sal e açúcar. Sal é cloreto de sódio. E o açúcar que vicia é aquele extraído da cana.

Algumas músicas também causam dependência. Recentemente, testemunhei a popularização de uma droga musical chamada ?créeeeeeu?. Ficou todo o mundo viciadinho, principalmente quando o ritmo atingia a velocidade? cinco.

Nesta altura, você pode estar pensando: sexo vicia e não começa com a letra C. Pois você está redondamente enganado. Sexo não tem esta qualidade porque denota simplesmente a conformação orgânica que permite distinguir o homem da mulher. O que vicia é o ato sexual, e este é denominado coito.

Pois é. Coincidências ou não, tudo que vicia começa com cê. Mas atenção: nem tudo que começa com cê vicia. Se fosse assim, estaríamos salvos pois a humanidade seria viciada em Cultura.

Luiz Fernando Veríssimo 









A VIDA



A vida não tem planejamentos. Ela é como o vento que muda o rumo da maré, carrega a pipa pra longe da gente e faz os ponteiros do relógio alterarem nossos planejamentos ao virar o tempo. A vida não se define, pois está sempre em eterna construção. É o inacabado, porém sempre completo. O incorreto, mas que acerta-nos entre os erros cometidos. A vida não tem explicação. São as chegadas que não trazem nada e as partidas que deixam tudo pelos cantos. É o que se acumula na alma, mas não pesa. Porque a vida é sempre leve se soubermos a levar com paz. Morre quem não sabe aproveita-la, é eterno quem cultiva o amor. A vida não tem lógica. É se ancorar com um balão, conhecer as nuvens no fundo do mar. Porque viver é saber que a lei da gravidade é somente o que inventaram pra gente não voar. Viver é planar sem planos, rimar sem rumos e amar sem amarguras. O curto espaço entre nascimento e óbito não é vida, estes são somente os anos. A verdadeira vida se estende no curto espaço de entrelaçar as mãos, abraçar uma alma ou beijar calorosamente quem a gente gosta. No curto espaço do infinito.



Que 2013 Comece com Sorrisos!



Mais um ano está prestes a acabar. Veja só, o calendário contém apenas mais 13 dias! É oficial: dezembro, enfim, chegou. Para alguns, chegou triunfante; para outros, chegou lotado de mágoas. Há quem não acredite, mas existem pessoas que não ligam pra essas “baboseiras” de fim de ano - natal, ano novo, paz de espírito e coisas assim. É triste quando uma pessoa perde a esperança em tudo, no mundo, em si.


 Todo nós temos, por mais escondido que seja, um pedido secreto pro papai noel e outro pra virada do ano. É impossível não sentir um gostinho de felicidade ao ver aqueles fogos coloridos iluminando o céu, as pessoas se abraçando e esquecendo, mesmo que apenas por um segundo, de todas as coisas ruins que estão em sua volta. É bom deixar de lado as mágoas, as desavenças e as diferenças. O fim do ano é o fim das angústias que ficaram acumuladas, das palavras que ficaram entaladas e dos fracassos que bombardearam os outros 11 meses. 



Tem gente que acha um absurdo quem não é feliz nessa época, assim como tem gente que não enxerga motivos pra ser feliz em época nenhuma. Mas tudo bem, cada um tem total autonomia sobre suas escolhas. É isso: escolhas. 2012 foi o ano em que eu tive que tomar as decisões mais difíceis da minha vida. Ir ou não ir. Abrir mão ou segurar com mais força. Deixar ir ou puxar pra perto. Jogar pro alto ou abraçar com mais vontade. Nunca, nunquinha, pensei em me aproximar de pessoas que antes não suportava sequer respirar o mesmo ar. Nunca teria imaginado que em 2012 os meus valores sobre confiança, amor e amizade mudariam. Jamais pensei que os meus três pilares - familiar, social e sentimental - se quebrariam em mil pedaços, mas depois se reconstituiriam com ainda mais força.



Foi o ano que eu mais cresci, chorei, vi o mundo acabar e também vi o sol nascer sorrindo. Perdi algumas pessoas importantes pelo caminho, inevitável. Também perdi um pouco do meu amor próprio e do meu riso fácil, mas preservo, acima de tudo, a minha essência de menina que brinca na terra e se molha na chuva. Dois mil e doze - assim mesmo, escrito por extenso, pra representar um pouco da significância que tivera - passou em um piscar de olhos, mas nem por isso deixou de lado o seu valor. Apesar dos pesares, foi um ano digno de deixar saudade ao seu término. Eu pensava que sabia onde estava e onde estaria, quanto engano! Eu achava que me conhecia melhor do que ninguém, quanta inocência! Passei, gradativamente, de alguém irresponsável pra alguém muito mais maduro. De alguém que sorria sem motivos pra alguém que dá valor ao que se sorri. Com o tempo, consegui estabilizar os meus pilares e sentir, finalmente, a brisa da paz balançar os meu cabelos. Me tornei um pouco mais fria e calculista ao longo do caminho, confesso, mas sei que isso também faz parte do que chamam de crescer. 



Aprendi coisas que vou levar pros meus próximos 60, 70 anos. Nunca vou esquecer daqueles ajudaram o meu barco a não afundar, mas pretendo, de coração, esquecer aqueles que atiraram pedras pra me ver cair. Muitas vezes eu precisei tirar um tempo pra mim, me observar cautelosamente por dentro, curar as minhas feridas, conhecer os meus medos e saber até onde eu podia e posso chegar. 2012 foi um ano de encontro eu-com-eu-mesma. Pude chegar mais perto de descobrir quem eu realmente sou, sem me importar com o que os outros pensam que eu eu seja. E por causa disso ou por tudo isso, viver dia após dia valeu realmente a pena. 2013 nem chegou ainda, de fato. Acontece que eu sinto como se ele já tivesse começado há mais de um mês. Sou capaz de sentir o espirito de mudança, o cheio de vida nova, o hormônio da felicidade querendo se espalhar por todas as minhas entranhas.



 Espero que em 2013 os meus três pilares continuem sóbrios. E que, acima deles, tenha alguém bem mais forte, menos ingênuo e mais decidido. Hoje eu sei bem o que quero: diferente do final de 2011, quero terminar 2012 sorrindo.





Você quer saber se eu realmente te amo?



Você quer saber se eu realmente te amo? Acho que essa pergunta é meio que irônica. Quando vou deitar eu já começo a pensar em ti, não que eu pense apenas quando vou deitar, até quando eu nem quero pensar em você, eu penso. Até quando estou dormindo você está na minha cabeça. Como pode uma coisa dessas? Isso realmente não tem explicação. Desde quando eu te amo tanto assim? Acho que foi naquele dia que você sorriu pra mim. Nossa, aquele dia nunca vai sair da minha cabeça.

 Quando ti vi sorrir, quando ti vi andando em minha direção, ainda lembro ate do seu cabelo bagunçado que em você fica perfeito. E o seu olhar? O seu olhar me faz esquecer de todos os outros. Eu te amo e te amo demais e você não pode imaginar o quanto. Todos os seus defeitos, todos os seus erros, todas as coisas negativas que tem em você, é como se nenhuma dessas coisas existissem comparadas com todo esse amor que tomou conta do meu peito. É difícil provar que eu te amo, eu sei. Mais é fácil entender que eu largaria de tudo para te ver feliz. Que eu deixaria tudo pra te amar. Sabe quando você começa a pensar repentinamente em uma pessoa e esquece de todas as outras pessoas que existem? Você foi o escolhido no meio de outras bilhões de pessoas. Não, eu não sei como provar que te amo. Mais sempre que eu ouço a palavra “amor” é “seu nome” que me vem na cabeça.










NEM TUDO FOI FEITO PARA SER PERFEITO



Minha vida sempre foi meio torta, meu coração sempre muito aberto, meu sorriso sempre cheio de brilho. E eu sempre pensei que a vida era perfeita. Mas com o tempo se percebe que nada é perfeito, e só depende de você ter uma vida mais ou menos. Saber a hora certa de fazer as coisas, mas também se aprende a errar. O ser humano é algo fascinante, não existe no mundo algo tão complexo. Difícil de ser desvendado, difícil de ser concertado. Mas é facinho de ser dominado. O dinheiro domina, o amor domina, a dor domina, o mal domina, o bem domina, o mundo domina qualquer ser humano. Ninguém nunca está em perfeita sintonia consigo mesmo. Tudo tem seu lado torto, nem toda pergunta tem sua resposta, nem toda cor é colorida. Nem todo amor é verdadeiro, nem todo bem é do bom. Nem todo mal é do mal. Nem toda dor é destrutiva. É com o erro que se aprende, é com a dor que se cresce. É a decepção que ensina a proteger. É a lágrima que mostra sentimento. Nem sempre um sorriso é verdadeiro, nem toda lágrima é tristeza. Nem toda raiva é ruim. Nem todo carinho é bom. Nem tudo que faz bem é verdadeiro, e nem tudo que faz mal é falso. Nem toda música vem da dor. E nem toda melodia faz bem aos ouvidos. Nem todo coração foi feito para amar. E nem todo amor foi feito para existir. Nem todo livro foi feito para ter um fim. E nem toda página foi feita para continuar. Nem toda escrita é o que se sente. Nem tudo que você diz é aquilo que você sabe. Nem sempre a razão é o caminho certo. Nem sempre o coração é capaz de amar. Nem todo segredo foi feito para ser guardado. E nem toda fofoca foi feita para ser contada. Nem todo defeito é ruim. Nem toda qualidade é boa. Nem tudo que é bom faz bem. Nem tudo que é ruim faz mal. Nem todo adeus é para sempre. Nem tudo se acaba. Tudo fica. Nem todo sentimento foi feito para durar, mas todo sentimento foi feito para permanecer. Nem tudo que você quer, tem que ser. Nem tudo que tem que ser, você quer. Nem tudo foi feito para valer a pena. Nem tudo é inventado. Nada é verdade, nem nada é mentira. Tudo depende do ponto de vista. Nem toda metade da laranja é perfeita. Nem toda panela tem tampa. Nem tudo dura para sempre. Tudo no mundo foi feito para ir embora. Tudo no mundo foi feito na despedida. Nem tudo foi feito para ter final feliz. E tudo que foi feito para ser seu, vai voltar. Tudo que foi feito para você, não se vai, permanece.







" UM DIA"  DAVID NICHOLLS 


Sinopse: Dexter Mayhew e Emma Morley se conheceram em 1988. Ambos sabem que no dia seguinte, após a formatura na universidade, deverão trilhar caminhos diferentes. Mas, depois de apenas um dia juntos, não conseguem parar de pensar um no outro. Os anos se passam e Dex e Em levam vidas isoladas - vidas muito diferentes daquelas que eles sonhavam ter. Porém, incapazes de esquecer o sentimento muito especial que os arrebatou naquela primeira noite, surge uma extraordinária relação entre os dois. Ao longo dos vinte anos seguintes, flashes do relacionamento deles são narrados, um por ano, todos no mesmo dia: 15 de julho. Dexter e Emma enfrentam disputas e brigas, esperanças e oportunidades perdidas, risos e lágrimas. E, conforme o verdadeiro significado desse dia crucial é desvendado, eles precisam acertar contas com a essência do amor e da própria vida.



Acho que nada do que eu diga aqui, nesta resenha, expressaria com clareza o que senti ao ler o livro. Um simples gostei não chegaria aos pés do que o livro me fez sentir e do quanto me emocionei. Este livro mexeu comigo de uma forma que eu não saberia explicar com palavras, e talvez tudo o que poderia dizer, e ainda assim não seria o bastante é:  Um Dia é um livro indescrítivel.  Não se trata apenas de um livro que narra uma estória de amor, mas é um livro que mostra como este amor atravessa os anos e o que causa na vida de duas pessoas. David Nicholls narra a vida da forma como ela é, cheia de altos e baixos, cheia de tristeza e alegria, de encontros e desencontros, de esperanças e desilusões, de arrependimentos e memórias. 



Quando comecei a ler o livro, achei que não iria gostar! Eu tinha a impressão de que o livro não seria nada do que esperava e que a leitura se arrastaria de uma forma lenta e entediante. Mas eu não poderia estar mais enganada. Gostei muito da forma como Nicholls conduziu a estória, e a forma como Emma e Dexter se encontram e desencontram durante os vinte anos em que suas vidas seguem caminhos tão diferentes, e ao mesmo tempo, de forma que ambos jamais se esqueçam. Gostei também da narrativa, que achei um pouco estranha de início, mas que foi me ganhando fácil. O que é muito interessante no modo como Nicholls conduziu a trama, é o fato de que esses vinte anos são mostrados em cada capítulo, sendo que cada um mostra apenas o dia 15 de Julho de cada ano (o dia em que se conheceram). Em muitos casos, os personagens passam anos sem se ver. Outras vezes, não conseguiam ficar longe por muito tempo. Mas suas vidas sempre se cruzam de uma maneira ou de outras. Além disso, o que  é muito impactante no livro, é o poder que apenas um dia pode ter em mudar uma vida para sempre, como diz a passagem:

Foi um dia memorável, pois operou grandes mudanças em mim. Mas isso se dá com qualquer vida. Imagine um dia especial na sua vida e pense como teria sido seu percurso sem ele. faça uma pausa, você que está lendo, e pense na grande corrente de ferro, de ouro, de espinhos ou flores que jamais o teria prendido não fosse o encadeamento do primeiro elo em um dia memorável.
Charles Dickens, Grandes Esperanças

A estória de Emma e Dexter tem momentos divertidos, e na maioria das vezes muito tristes, mas o interessante é ver como eles crescem, amadurecem e mudam conforme os anos vão passando. 

Finalmente amava alguém e sentia-se razoavelmente confiante de que também era amada. Quando alguém perguntava, como às vezes acontecia em festas, como ela e ele tinham se conhecido, Emma respondia:
- Nós crescemos juntos.

Ao longo da estória, acompanhamos suas desilusões, paixões, carreira, seus erros e acertos. Dexter tem um impacto em Emma e Emma causa um efeito em Dexter, que apesar de todos os anos que se passam e de tudo o que vivem, o dia 15 de Julho de 1988, sempre volta para recordá-los de que eles jamais vão conseguir se esquecer. 

-Nada. Ah, nada. É que... - Olhou para ele. - Eu achei que finalmente tinha me livrado de você.
 - Acho que você não vai conseguir fazer isso - respondeu Dexter.

Outro detalhe muito interessante, que não me passou desapercebido foi o seguinte: Emma e Dexter acordam depois de uma noite de amor, em 15 de Julho de 1988, e Dex conta uma antiga crença de que neste dia, o dia de São Swithin, de que se chovesse neste dia, choveria pelos póximos quarenta dias. Acontece que pode não ter chovido, mas eles se reencontram pelos próximos anos, e talvez, quem sabe, São Swithin não seja o culpado? 

O que me impressionou muito, também, foi a veracidade da narrativa. Todo a estória é real demais, e os sentimentos com os quais nos deparamos no livro são tão intensos e verdadeiros, que nos fazem refletir sobre nossas próprias vidas. E as críticas do livro que mais me chamaram a atenção foi:

É difícil um romance que trate o passado recente com tanto conhecimento de causa. É ainda mais raro  encontrar algum em que os protagonistas sejam construídos com tanta solidez, com uma fidelidade tão dolorosa à vida real.
Jonathan Coe, Livros do ano do The Guardian, 2009

Um livro brilhante sobre o assombroso hiato entre o que éramos e o que somos.
Tony Parsons

Eu vou finalizar esta resenha, e tenho a nítida impressão de que não consegui expressar nem 1% do que realmente penso e sinto sobre ele. O que é uma pena, realmente uma pena, pois eu gostaria de poder fazê-los entender o quanto este livro é inesquecível e especial!  O que posso dizer, é que, este é um livro que mexeu comigo, com meus sentimentos e meus pensamentos, e ao término do mesmo eu enxerguei a minha própria vida de maneira diferente.

Esta é uma estória de amor, tão real e verdadeira, tão intensa e possível, que nos faz refletir. Quanto um gesto, um ato, palavras ou apenas um dia, ou dias, podem marcar vidas para sempre? 

Eu refleti muito durante a leitura, e posso dizer que este é um livro que nos traz muitos significados, e muitos sentimentos, dos quais cada um pode lidar de maneira diferente. Talvez você, ao ler o livro, não pense da mesma forma que eu, nem perceba certas sutilezas que me trouxeram muitas lembranças e sentimentos, pois acho que este é um livro que pode ser interpretado de muitas maneiras, dependendo da cabeça de cada um. O que posso dizer com certeza é que este não é um livro só bonitinho, como um conto de fadas, de forma que tudo termine bem! Nem sempre a vida dos dois segue caminhos dos quais se orgulhem, e ambos levam consigo muito arrependimento e tristezas! O fato é que, independente do que acontece em suas vidas, há apenas uma coisa da qual eles não podem fugir: eles mudaram a vida um do outro para sempre! E quanto isso tem significado? Emma e Dexter estavam um na cara do outro, o tempo todo, e só depois de muito tempo eles percebem o quanto isso tem importância. 

Emma e Dexter se entregaram à paixão, em um verão, no dia 15 de Julho de 1988, e durante os vinte anos seguintes, jamais se esqueceram, se tornaram amigos e se amaram incondicionalmente, de forma que 15 de Julho os perseguiu por todos aqueles anos. Dex e Em, Em e Dex...Um amor verdadeiro, uma estória sem término, uma amizade sem fronteiras. Quanto um dia pode mudar nossas vidas?


A leitura muda você, em consequência você muda o mundo! 




O amanhã é um Sonho de Todos



Ontem na estrada quando ia pra faculdade, passamos por um acidente , uma carreta havia tombado em uma das curvas mais perigosas, isso com certeza não é novidade pra ninguém afinal acidentes acontece a todo instante, mas ai naquele momento comecei a pensar em como a vida é uma constante surpresa, você sai pra trabalhar (como no caso desde caminhoneiro que não sei se morreu, ou se teve por sorte só alguns ferimentos ), você entra no ônibus pra ir pra faculdade, ou a um passeio e não sabe o que pode vir acontecer, você esta bem e de repente doenças surgem, você sai pra uma festa  e não tem garantia de que ira voltar. É a vida é assim.

Como dizia nosso querido Caio Fernando Abreu “a gente passa a vida achando que é imortal”... vai dizer que não é verdade, a gente sempre pensa que nada vai acontecer, sempre acha que é só com os outros, esquecemos que todos estamos no mesmo barco. Mas calma não quero te assustar só quero te fazer pensar. 


Pensar no que você anda fazendo da sua vida? Tem sido feliz? Tem enfrentado seus medos? Tem lutado para realizar seus sonhos? Ou tem ficado sentado no sofá da sala vendo novela das 9 enquanto a vida corre aqui fora?  Você tem vivido o agora ou é o tipo que diz “deixa pra amanha.” e se hoje fosse o seu  ultimo dia pra viver ?  Sua vida teria valido a pena?  Realizou o maior numero de sonhos possíveis? Ou pelo menos lutou por eles?


Eu tenho certeza que muitos vão dizer não pra todas as perguntas, porque somos comodistas, nos conformamos com qualquer coisa que nos é oferecido, poucas são as pessoas que enfrentam a vida, poucas são as que dão a cara a tapa, as que não têm medo de cair, que não têm medo de errar, poucas são as pessoas que vivem intensamente.

Então pra você que apenas tem passado pela vida deixo uma sugestão, ame mais, sorria chore,  se tiver vontade de dançar dance, faca novos amigos, viva uma paixão que te deixe insano, que te faca flutuar, beije abrace morda, viaje mais, aprecie a natureza, cante, xingue, corra, pule, fale o que tiver vontade, vista- se como quiser, use o que te agrada, trabalhe com o que ama, veja o por do sol e também o nascer não existe coisa mais linda, fique sem dormir uma noite jogando conversa fora pode apostar que ira se sentir renovada, trace metas e lute por elas, sonhe muito mas saiba a hora de colocar os pés no chão, diga eu te amo, aprenda e ensine, compartilhe, crie, inove, enfrente seus medos, vença seus desafios, lute pelo acredita mesmo que pra isso seja necessário uma revolução, acorde mais cedo, aceite-se, seja você a todo momento, e se no fim ainda não estiver satisfeito com sua vida, MUDE e recomece tudo de novo.

Você é o único responsável pela sua felicidade, o seu destino esta no poder das suas decisões, então escolha viver, escolha aproveitar esse presente que é a vida, você só tem uma chance de ser feliz, não morra sem ter realizados seus sonhos, sem ter deixado sua marca, sem ter feito a tua historia. Mas corra porque o tempo é ingrato, ele não espera por você.

 Lembre-se: 
“o que se leva da vida é a vida que se leva”






 Esvaziando o Coração 




Hoje acordei com a cabeça atordoada de pensamentos, que me estão me deixando maluca, a gente passa por tanta coisa, guarda tantos sentimentos e ressentimentos, guarda lembranças de momentos, de gestos, de palavras, guarda os medos, os fracassos  as conquistas os sonhos.

Só que nós esquecemos que nosso corpo, nosso coração é como uma gaveta, ou como  uma caixinha de lembranças, onde vai guardando tudo, ate que chega o momento que não cabe mais nada e o que acontece?  a gaveta não fecha, a caixinha começa a deixar cair coisas, e as vezes por tu não querer se desfazer de uma bobeira que ocupa muito espaço naquela caixinha você nem percebe que deixou cair,  ou perdeu algo muito mais importante. E quando você percebe que perdeu algo muito especial é que tu vês que ta na hora de fazer uma faxina, um balanço separar o que realmente importa do que não faz tanta falta, ou daquilo que não vai acrescentar em nada na sua vida. (talvez você ache essa comparação um tanto maluca, mas é assim que eu vejo as coisas.)

E então você começa a olhar dentro da sua caixinha, começa ver aquela carta de um amigo que já nem mais te cumprimenta na rua, encontra a foto da sua antiga turma de escola, os cartões de aniversario, as mensagens dos colegas de trabalho, um papel de bala que você ganhou  daquele garoto que tu achava que era seu príncipe, a foto de um show que você tanto sonhava em ir,  o papel de bombom de ganhou, foto de alguém que já se foi dessa vida, fotos de amigos que tomarão outro caminho, pensamentos teu anotados em um pedacinho de papel todo amassado, um cd com aquelas musicas que te fazem ir pra outro mundo. É muita coisa pra eu ficar citando então vamos ao que realmente importa.

Assim como a faxina que você faz na sua caixinha, temos que fazer com o nosso coração, com o nosso corpo, chega um momento que você tem que olhar pra dentro,  olhar tudo tens guardado dentro de ti, seus sentimentos, avaliar se realmente vale a pena continuar tentando conquistar aquela pessoa, se tens magoas ta hora de perdoar arrancar esse rancor do coração, ninguém é perfeito você não é! Então porque cobrar isso dos outros? Porque não perdoar um erro? Isso só prejudica a você mesmo. Tire as tristezas, e das decepções só deixem o aprendizado que obteve, jogue fora comentários que os invejosos fizeram.

O medo por que tê-lo ai? Esvazie o espaço que ele ocupa e no lugar guarde a segurança, os sonhos a esperança.

Avalie bem quem você anda colocando no seu coração, cuidado para por no lugar de alguém que sempre esteve do seu lado nos momentos bons e ruins, alguém que só estará com você por algum interesse.

Finalizando tire tudo e todos que te só fazem andar pra traz ou que não te deixe sair da mesmice, coloque amor, sorrisos, coloque o te faz bem, o que te faz crescer e se tornar melhor, mas melhor pra si mesmo e não pros outros.
Depois dessa faxina você vai ver como será bem mais simples arranjar forças pra continuar na luta por seus sonhos, por suas metas, vai ver como será mais feliz tendo ao seu lado pessoas que realmente merecem, mesmo que essas sejam poucas, lembre-se não importa a quantidade, mas sim a qualidade.








como vencer a 

INSEGURANÇA e a timidez?




Encontrei esse textos na internet, não sei quem foi a autora, acho que muitas de vocês irão gostar tanto quanto eu pois muitas de nós temos essa dificuldade com a segurança e a timidez, pode não parecer mais sofro muito com isso, já melhorei muito, porem muitas vezes ainda passo por situações onde a timidez me vence, ao ler esse texto me deu forcas pra continuar a lutando e me tornar ainda melhor, mais segura, e é isso que quero passar a vocês com este texto.




Uma leitora me mandou um e-mail pedindo uma dica para vencer a insegurança e a timidez. Se conselho fosse bom a gente não dava, vendia. Mas, se fosse para dizer algo eu diria: “Pare de olhar para fora e comece a olhar para dentro”.

 problema de pessoas inseguras e tímidas, é que elas nunca prestam atenção nelas mesmas, porque estão sempre olhando para os lados. E pior, elas enxergam somente aquilo que elas querem ver.


Quem disse que a menina mais bonita e popular da escola não tem problemas? Quem disse que antes de sair de casa de manhã ela não se olha no espelho e odeia todos os defeitos que tem?



A diferença entre ela e você, é que ela tem consciência de que ninguém é perfeito. Ela sabe que viver tentando agradar é um grande desperdício. Ela sabe que todo mundo tem seus próprios fantasmas e que ninguém esta preocupado com os dela, a não ser ela mesma. É preciso olhar para dentro, se conhecer, se permitir, se perdoar. Agora, se quer uma dica mais prática, é necessário fazer desta luta uma batalha diária.


Se a timidez e a insegurança prejudicam sua vida, seu dia a dia, seus estudos e te deixam mais distantes de realizar seus sonhos, você precisa lutar. Eu posso receitar alguns clichês, mas que geralmente funcionam, ou não seriam clichês:


- Procure ajuda médica, como um psicólogo. Falar com o profissional às vezes pode ser melhor que falar com a amiga que já nos conhece e vai repetir como um papagaio: “você é linda, esperta, engraçada. Pare de se torturar e abre os olhos para enxergar a pessoa maravilhosa que você é”. E nem é culpa dela, é que você é tudo mesmo, só não consegue enxergar.- Se você é muito tímida, force-se! Sério. Faça aulas de teatro. De dança. De qualquer coisa que faça com que conviva com o maior número de pessoas possível. A pratica leva a perfeição. Ou quase isso porque como sabemos a perfeição não existe.


- Lembre-se: ninguém é perfeito (não falei?).

- Não olhe para os lados. Sério. Não olhe para os lados. Se você é baixa, não gaste energia odiando ser baixa e desejando que na outra vida venha do tamanho de uma girafa. Saltos foram inventados para isso. Use-os. Se você é alta. Não se curve, não se esconda. Desfile. Homens gostam de mulheres confiantes. Altas. Baixas. Magras. Gordas. O que conquista é a confiança. Aquele brilho que a pessoa tem. Aquele algo a mais que ninguém explica.

Clarisse Lispector já disse: “Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro”. Portanto, não se leve tão a sério. Ria de você mesmo. De repente aquilo que você tanto odeia, é o que te torna única, especial e exatamente por isso, incrível!

e ai meninas já passaram por alguma situação onde a timidez e insegurança  as prejudicaram? 




SEJA VOCÊ




Este é o primeiro post do blog e acho que nada melhor do que este tema seja você, o que mais vejo hoje no meu dia a dia são pessoas tentando serem coisas que não são.  Pessoas usando mascaras, se fantasiando, não pense que estou criticando, pois acho que todas nós em algum momento já passamos por isso, às vezes pra agradar alguém, pra conquistar aquela pessoa, pra ser amiga de fulano, pra ter popularidade, mais de que adianta ter uma vida onde você não pode agir como quer, uma vida em que você tem passar o tempo todo pensando nas falas de um personagem que criou? De que adianta viver se for pra ser tudo uma mentira?
Nada tem valor quando não e verdadeiro, você pode conseguir tudo que quiser escondendo o seu verdadeiro eu, mais pode ter certeza uma hora as fichas caem, e ai você ira perceber que viveu anos, mais não tem uma vida, não tem uma historia verdadeira, que seus amigos não são tão verdadeiros como você pensava, afinal nem você os conquistou, você os agradou sendo outro alguém, que tinha o que lhes atraia.
Por muitos anos eu me preocupei com o que as pessoas pensariam de mim se eu andasse como gosto, o que elas achariam se eu falasse aquilo que tinha vontade, será que gostariam de mim quando soubesse do que eu gostava de fazer, ou do que eu não suportava? Será que me amaria por quem eu simplesmente sou? Será que entenderiam meu gosto musical ou me chamariam de brega? E minhas roupas estavam na moda eu era uma garota ridícula que não entende nada sobre moda? Será? Será? O que pensavam ao respeito? O que falavam sobrem mim quando estava longe será que riam de mim, ou será que falavam bem? Ou talvez pior nem lembrasse que eu fizesse parte da vida dele?
 É para uma adolescente são muitas duvidas, e ai pra ser mais fácil passamos a fazer o que agrada os outros, afinal é bem mais simples do que lutar pela sua identidade, bem mais fácil do que não se importa com opinião alheia, mas hoje eu posso dizer  não caia nessa, não deixe de ser você por ninguém, cada pessoa tem algo único, não se importe com ninguém as pessoas que realmente merecem estar ao seu lado são aquelas que te aceitam exatamente como você, que ama seus defeitos, admira suas qualidades, e aquela que te ache a mais estilosa mesmo que para o resto do mundo você seja breca.
Aprenda que cada detalhe seu te torna única, seu estilo revela  tua personalidade, aprenda que para conquistar a pessoas antes você tem que aprender a se amar, a confiar em si, a segurança que você tem em si passa segurança pros outros e isso atrai por que são raras as pessoas que se aceitam e conseguem realmente ser feliz como o que são.
Não tenha medo de mostrar quem você é pro mundo sua felicidade, sua vida valem muito então, por favor, não faca da sua historia, das suas lembranças apenas uma doce mentira.


                                                                                                      

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ele é muito importante para nós!