Profissões




O que você quer ser quando crescer? 

Acho que não existe uma pessoa nessa mundo que nunca tenha escutado essa pergunta em sua infância! E quando nos perguntavam isso era tão simples dar uma simples resposta " vou ser professora, vou ser médica, vou ser advogada e por ai vai em uma lista imensa", mas ai a gente cresce e tudo que parecia tão simples, tudo que tínhamos certeza de que queríamos ser muda. 

Começamos a ficar perdidos com tantas opções, não é fácil escolher uma profissão para se seguir o resto da sua vida, e necessário que seja algo que gostemos de fazer e que sentiremos prazer em nos levantar todas as manhas para cumprir com os compromissos.

Então para te ajudar nessas descobertas o Blog Todo Estilo da inicio a mais um novo projeto, toda semana teremos aqui um post sobre Profissões com informações sobre as áreas que você pode atuar, como é o curso, o que é necessário para se ter sucesso, as matérias do curso e tudo mais que você quiser saber.

E já iniciaremos essa categoria hoje mesmo! E a primeira Profissão que escolhi foi JORNALISMO!

Se você tem interesse fique atento daqui a pouco tem o post!





PROFISSÃO DA SEMANA : JORNALISMO


Como foi dito vamos iniciar nossa categoria Profissões com Jornalismo e para esse post vou apresentar a vocês Bruna Moreira que é estudante de Jornalismo na 
Universidade Federal de Minas Gerais 
vamos conferir ? 





Olá meninas! Meu nome é Bruna, tenho 19 anos e moro em Belo Horizonte. O pedido da Michelle vai contar um pouquinho de mim pra vocês e da minha futura profissão: JORNALISMO!

Vamos lá? ;)

Sobre mim



Bom, sou ariana, apaixonada por literatura, Bis, moda alternativa, Londres, Alice, poás, Gossip Girl e sapos de pelúcia! *-*   Eu nasci e cresci em Itanhandu! Meus amigos estão lá, minha família... Mas eu sempre quis mais! Sempre me senti uma menina de cidade grande, que quer descobrir o mundo e fazer grandes coisas. Eu adoro asfalto, andar de metrô e o ritmo das grandes cidades! Resolvi ser jornalista porque além de ler e principalmente escrever serem meus hobbies prediletos, adoro a chance de interagir com as pessoas, de me expressar! Adoro o desafio diário, o dia-a-dia maluco, os bastidores da notícia... Enfim, eu ADORO o meu curso! E um dia ainda vou ser uma grande editora e escritora e vou conhecer Londres e tomar chá nos jardins reais! Esperem só! 

O que faz

Primeiramente, jornalista não é só aquele cara que fica na frente de uma câmera lendo notícias. Acima de tudo, ele é um profissional da comunicação, um comunicólogo, e é sua função coletar as informações e levá-las a público. Ele pode atuar tanto como repórter quanto como editor, redator, locutor, colunista, revisor, assessor de imprensa... As opções são várias e normalmente você acaba exercendo mais de uma ao mesmo tempo!

O Curso

Na maioria das instituições o nome formal do curso é Comunicação Social, pois engloba todas as áreas comuns da comunicação. O que vai variar é a habilitação escolhida: jornalismo, relações públicas ou publicidade e propaganda. Na minha faculdade, por exemplo, os três primeiros períodos são iguais e só depois você escolhe a área em que quer focar, como uma espécie de “especialização”. A duração é de cerca de quatro anos, dependendo da faculdade.

As Matérias

Se tem uma coisa que deixa qualquer jornalista pê da vida é o descaso com o nosso curso! Muita gente acha que passamos quatro anos aprendendo a escrever redação e falar para uma câmera, o que é uma mentira deslavada! Como em todo curso, certas matérias exigem muito do aluno e, como nada vem de graça, você vai ter que suar a camisa para passar!
Algumas das minhas matérias são: história dos meios de comunicação, análise sociológica, estudos da linguagem, som e sentido e muita, MUITA teoria! Mas também tem oficinas super legais, como a de fotografia, design e vídeo!

Para Ser Jornalista

Antes de tudo, tem que escrever bem e gostar de ler. Dominar a norma culta do português é indispensável! O conhecimento de outras línguas, principalmente o inglês, é um diferencial muito importante. Tem que ser ativo, curioso, bem informado, determinado, paciente e muito sociável! :)
Acostume-se a ser surpreendido ou desmentido, a tudo dar errado, a fazer “gambiarras”... Ah, e não se preocupe com horários - jornalista não tem rotina, não tem feriado e não tem hora pra dormir!
Na Hora do Vestibular

Minha dica pra vocês é estudar muito antes da prova! Eu, particularmente, não gosto de cursinho. Acho um gasto desnecessário quando você pode estudar por conta própria! Os vestibulares cobram SEMPRE a mesma coisa, acredite. Então vá atrás, se informe, veja quais matérias são importantes na hora da prova e estude o conteúdo principal delas! Se houver dedicação, você consegue! E mais, não saia do Ensino Médio louca para ir para a faculdade. Espere, descubra sua vocação, trabalhe um pouco...  Eu tirei um ano depois do colégio antes de tomar qualquer decisão e foi a melhor escolha que já fiz! Depois procure as melhores faculdades com o seu curso e dedique-se! Certeza que vai valer a pena, e não há nada melhor do que conseguir algo que você se esforçou para merecer!

É isso aí gente, espero que tenham gostado!
Beijinhos, Bruna ;*

então meninas gostarão? alguém ai pensa em seguir esta carreira? 

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ele é muito importante para nós!